quarta-feira, 11 de maio de 2011

A esperança é a fé racionalizada

Deus, não pode ser visto ou mensurado pelos meios físicos que conhecemos. Deus é invisível.
Jesus disse a Tomé, toca nas minhas mãos, toca no meu lado, sou Eu, sou Eu mesmo e Tomé ficou feliz por ver que não era um fantasma ou uma alucinação, por constatar que era realmente Jesus Ressuscitado, ao que Jesus completou: "Você Tomé crê porque viu. Felizes são aqueles que crêem ser ver" Esta frase de Jesus é a base da nossa fé, enquanto ela é algo que não pode de maneira impírica e racional provar a existência de Deus. Jesus disse isto para todos nós que vivemos após a sua vinda terrena. Ele sabia, naturalmente, o que estava por trás disto. 

A fé, inicialmente um sentimento ligado à divindade, transformou-se com o tempo em esperança. E dentre muitos textos bíblicos que nos remetem a este tema tomamos como exemplo o que segue:

"Ainda que a figueira não floresça nem a vinha dê seus frutos, a oliveira não dê mais o seu azeite, nem os campos a comida. Mesmo que faltem as ovelhas nos apriscos e o gado  nos currais, mesmo assim eu me alegro no Senhor, exulto em Deus, meu Salvador" Profeta Habacuc

A fé, tal como a conhecemos e somos convidados por Deus a difundi-lá através da vivência do Evangelho, é o apego a tudo aquilo que nem a ciência e nem o raciocínio humano podem dar respaldo. A esperança de que Deus existe é nada mais do que nossa vontade humana de dar sentido para nossa própria existência na tentativa de encontrarmos Deus e seu sentido.
A esperança, vem como uma lâmpada clarear tudo o que está escuro em nossas vidas, principalmente nos momentos de dificuldade.

O profeta exulta Deus nos momentos de total dificuldade. Quando falta o alimento no campo, significa que também falta o trabalho para este sofredor, ou que o seu trabalho foi totalmente em vão por não ter dado os frutos do alimento que vai à mesa. A falta que o profeta nos cita é propositalmente de itens materiais: comida, animais, azeite e uva das plantações. Esta conotação material é para dar sustento a nossa fé, que sendo uma fé em Deus, se manifesta dentro da nossa condição humana através das coisas materiais - pelo menos a princípio.
As nossas turbulências se dão muitas vezes pela falta que o material nos faz.

Claro que a fé não está depositada em quanto recebemos materialmente de Deus, afinal Deus não é gerente de banco, mas pelas nossas faltas e pecados, temos a tendência de manifestar nossa fé sob o princípio da falta materializada - logo, não somos diferentes do apóstolo Tomé.
O que é muito interessante também é a idéia de que a fé, sob as palavras sagradas do profeta se manifesta não em algo que virá a ocorrer. Ela se manifesta quando tudo de errado está acontecendo a nossa volta. É na falta de tudo que o profeta exulta e se alegra no Senhor. Eu não tenho nada, não sou nada, tudo me falta, mas mesmo assim o Senhor é o meu Salvador - mesmo sabendo que tal dificuldade pode durar por um tempo grande.
E aqui cabe uma reflexão aos católicos. Fazer promessa para Deus, não é ato de fé, é como dito anteriormente, tratar Deus como gerente de banco.

A fé em sua base é saber é ter consciência de que Deus, o invisível age para nosso bem, mesmo nas dificuldades da vida. Alegrar-se no Senhor é ter enraizado no coração esta certeza de dias melhores - tão solicitados por este mundo globalizado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário