quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O idoso espírito de Natal.

Estamos em Dezembro, época de festas, reuniões, algumas tradições, (em casa temos árvore e presépio) gastos e gastos - vamos (tentar) fazer o PIB da Dilmete passar os 2%. Vivemos num período tão estranho, que dado o alto consumismo que a sociedade prega até ateu comemora o natal. Com "ene" minúsculo mesmo (Natal de verdade é com Cristo em seu nascimento).
Ontem, devido a situação atípica, já era tarde da noite acabei assistindo ao "Profissão Repórter" do, para mim grande Caco Barcellos, autor do ótimo livro/jornalismo "Rota 66". Digo atípico pois gosto deste programa - um dos poucos que presta na tv globinho, mas que devo ter dado audiência para o mesmo talvez duas ou três vezes na vida... Incluindo ontem, haja vista a hora em que passa.

Mas vamos ao que importa: O tema abordado ontem foi o ABANDONO de idosos.

Como comecei, estamos em dezembro: mês marcado por algumas coisas relevantes: nosso suado décimo terceiro - (se fosse deputado teria 14,15....), pela virada de ano e principalmente pelo Natal e o seu "espírito". Natal: nascimento do Filho de Deus Pai, nascimento do Cordeiro Imolado, do simples menino Jesus, Deus Filho...do Salvador.. Emanuel.. primo de João Batista, severo profeta..
Mas penso eu: que filhos são estes que ao bel prazer simplesmente abandonam os seus velhinhos ao mundo dos hospitais, asilos e para os ricos, casas de repouso?
Estes deixam os seus velhinhos largados, mas bem que esperam e fazem menção ao "bom velhinho" papai noel - coitado de São Nicolau que imagem fazem de Ti grande santo. Acho que em caricatura está tão mal nivelado quanto Santo Antônio de Pádua - que "só serve" para desencalhar mulheres que tem medo de ficar para tia..... Ou seria medo de ter que cuidar dos próprios pais na melhor idade deles?


A ideia inclusive de melhor idade - um eufemismo como tantos outros é de que com a vida feita, ganha e desculpe o trocadilho vivida, estes verdadeiros bons velhinhos receberão os frutos de toda a labuta da vivência: filhos criados, netos para curtir, uma aposentadoria para se viver com dignidade entre outras coisinhas a mais.
Mas não... não.. seria muito fácil se assim O fosse.... mais fácil é riscar o quarto mandamento e fugir da responsabilidade de cuidar dos pais. Fugir da Cruz.... Ahh se Cristo tivesse fugido.. é tão pavoroso que nem dá para pensar nisto.

E de pensar que nossas tradições, nossas realidades morais e éticas tem como bases as estruturas deixadas pelos antepassados nos escritos bíblicos, também.
Idosos na bíblia não faltam.... mas vamos nos ater as mulheres: Isabel por exemplo, a quem o arcanjo Gabriel visitou.  Idosa, já não poderia ser mãe. Pela Graça, esta escrita foi modificada..  O que teria sido de Isabel, de João Batista, por consequência, se S. Isabel tivesse sido abandonada...
Isabel, Ana, Joaquim, Abraão, Sara... só para relatar, idosos todos estes.

O que podemos esperar do espírito de natal, esse tal espírito de pinheiros, luzes chinesas e presentes? Presentes que a cada ano são cada vez mais caros, sofisticados e etecetera.... 


Acho que o que realmente podemos esperar é a celebração do nascimento de Jesus - Luz do mundo, Seu natal é comemorado no dia 25 de Dezembro, data outrora reservada para os pagãos celebrarem o "deus sol", pois Ele iluminou os caminhos da Verdade Divina.
E é sobre esta Luz que devemos guiar nossos caminhos neste mundão de Deus sem porteiras...Afinal... estamos em Dezembro, mês de (re)pensar sobre a vida, o ano: o que foi, o que aconteceu, o que deixou de acontecer e que nossos velhinhos sejam mais bem tratados... 
Para encerrar: Sobre estas pessoas que tem esta marca do abandono nas suas já não mais tão tenras vidas, rezemos pelos teus parentes.. Para que verdadeiramente o menino Jesus nasça em seus corações.

A manjedoura ás vezes, pode ser uma maca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário