Educação, segurança e saúde. E nesse tom, começou o primeiro debate dos presidenciáveis em 2010. A Band merece os parabéns por mais um debate bem realizado, e como sempre, o primeiro daquele meio que no Brasil é um dos mais importantes para os eleitores tomarem conhecimento de quem é quem.
E nesse quem é quem, podemos analisar que: Dilma do PT estava muito, muito nervosa no início do debate. Tanto que além de se enroscar nas palavras, estourou o tempo de resposta da primeira pergunta. Depois com o passar do tempo e das pauladas que levava dos outros candidatos ficou mais calma. Dilma falou várias vezes como "o governo", o que mostra que ela é a continuidade do PT e não uma mudança de poder, mesmo que do mesmo partido - algo que sempre ocorreu na Inglaterra, embora o sistema seja outro. Quis engatar a comparação entre a era Lula e a era FHC e caiu do cavalo, logo na primeira paulada de Serra.
Ainda nos enroscos com as palavras levou de Plínio Arruda e de Marina Silva.
Marina, como sempre foi uma mosca morta. O debate serviu apenas para ela dar umas no PT, afinal, o tem atravessado na garganta. Mas como já foi dito, serão os eleitores de Marina quem decidirão entre tucanos e petistas. Ela ainda detêm dez por cento do pleito.
Plínio de Arruda Sampaio, foi divertido, irreverente, conservador em suas idéias, como sempre e deixou sem jeito Dilma, que em determinado momento esqueceu-se das câmeras e quase perdeu a postura com o eterno socialista.
Serra, mostrou bem mais equilibrado que Dilma. Não mostrou-se nervoso e até exibiu uns sorrisos, talvez para aqueles que acham que o que ganha eleição é o "C" de carisma e não o "C" de caráter. Bateu quando teve de bater, mas não forçou a barra. Disse inteligentemente à Dilma que para se governar não se pode olhar o tempo todo para o retrovisor - em menção clara às idéias cretinas dos petistas de comparar FHC com Lula, em seus respectivos oito anos de mandato.
Nesse primeiro embate, deu Serra, que teve tempo de mostrar para que veio e soube se defender quando foi preciso.
Espera-se que Plínio apareça nos próximos debates para ajudar a bem acalorar os temas e as idéias, dona Marinha pode ir vender Natura e dona Dilma deveria tomar suco de maracujá, já que estava bem incomodada com o debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário